Bem Vindo, visitante! [ Cadastre-se | Entrarrss  |  tw

Anunciar no Guia

Guarulhos ingressa em conselho mundial de cidades

| Blog do Guia | março 16, 2013

 

 

 

 

 

 

 

Foto Jair Malavazi

Guarulhos é o mais novo membro do Conselho Internacional para Iniciativas

Locais Ambientais (Iclei), entidade que reúne mais de mil cidades no mundo interessadas no compartilhamento e desenvolvimento de ações de sustentabilidade. A cerimônia de adesão foi realizada no Centro de Educação Ambiental Virgínia Ranali, no Bosque Maia, e contou com a presença do prefeito Sebastião Almeida e da secretária-executiva do Iclei, Florence Karine Laloë.

“ Minha equipe de governo tem refletido muito sobre as questões ambientais, pois não temos mais licença pra cometer os erros do passado”, afirmou Almeida. Ele destacou ações positivas da Prefeitura na área da sustentabilidade, como a construção de estações de tratamento de esgoto, o programa Ilhas Verdes, as ações de reassentamento de famílias que vivem em áreas de risco, e a construção de prédios sustentáveis pelo Poder Público. “Essa troca de experiências será muito importante se pudermos melhorar a qualidade de vida de nossa população.”

O Iclei foi fundado há 22 anos e hoje reúne municípios como São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte no país, além de grandes cidades do mundo como Londres (Inglaterra), Sidney (Austrália), Toronto (Canadá), Buenos Aires (Argentina), Bogotá (Colômbia), entre outras.

A entidade reúne especialistas para a discussão de políticas locais relacionadas ao meio ambiente e estimula a troca, em rede, de experiências entre as cidades-membro. Além disso, tem uma representação junto à Organização das Nações Unidas para discutir as questões ambientais a partir dos interesses dos municípios.

Segundo a secretária-executiva do Iclei, Guarulhos terá à disposição uma série de programas, metodologias e ferramentas desenvolvidas para melhorar a gestão local e a sustentabilidade urbana. “Isso vai desde um software para cálculo de emissão de poluentes até o compartilhamento de informações sobre gestão de biodiversidade, e ainda manuais e outras ferramentas. É um universo bastante rico a ser explorado”, afirmou Florence.

O primeiro encontro entre as equipes da Prefeitura de Guarulhos e do Iclei discutiu a utilização de espaços verdes nos municípios. Depois, as equipes fizeram uma visita a algumas regiões da cidade, como o Sítio da Candinha, o Balneário Água Azul, o Geoparque Ciclo do Ouro e o Parque da Saúde.

Jair Malavazi

Também participaram da cerimônia o secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Henrique Rodrigues Zanetta, a secretária de Serviços Públicos, Maria Helena Ribeiro, o coordenador de Relações Internacionais, Fernando Santomauro, e a diretora de projetos do Consórcio de Municípios do Grande ABC, Solange Ferrarezi Zanetta.

Share

   

1471 visualizações, 1 hoje

  

Links Patrocinados

Uma Comentário para “Guarulhos ingressa em conselho mundial de cidades”

  1. Tratamento natural para dor de cabeça. Compre Travesseiro Inteligente que combate dores de cabeça e rinite alérgica. http://travesseiro-nasa-magnetico.com.br

Deixe seu Comentário